Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Primeira visita de Bolsonaro ao Nordeste ocorrerá sob protestos

Manifestantes planejam receber o presidente nas duas cidades visitadas

Primeira visita de Bolsonaro ao Nordeste ocorrerá sob protestos

Foto: Marcos Corrêa/PR

Por: Catarina Lopes no dia 23 de maio de 2019 às 18:40

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) fará sua primeira visita oficial ao Nordeste amanhã, passando por Recife e Petrolina, e deve ser recebido com protestos nas duas cidades.

Em Recife, está marcado um protesto organizado por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em frente ao Instituto Ricardo Brennand, onde o presidente vai estar em reunião com governadores nordestinos, de Minas Gerais e do Espírito Santo. A manifestação contará com carro de som, leitura de carta aberta ao presidente e a queima de um caixão.

Em Petrolina, foi retirado da pauta na manhã de hoje (23) um projeto que concederia ao presidente o título de cidadão petrolinense. Isso ocorreu após manifestantes ocuparem o plenário com cartazes escrito "petrolinense não". Amanhã, é previsto que garimpeiros das cidades de Salgueiro e Serrita protestem pela liberação de novas áreas de garimpo.

Aliados do presidente também se organizam para recebê-lo nos aeroportos, e é esperado que o presidente seja "blindado" dos protestos. Bolsonaro disse, em janeiro, não ser o presidente dos governadores do nordeste. "O presidente deles está em Curitiba", afirmou.