Quinta-feira, 10 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Oito parlamentares denunciados na Lava Jato aguardam STF decidir se vão virar réus

Política

Oito parlamentares denunciados na Lava Jato aguardam STF decidir se vão virar réus

Cinco deles podem ter a situação definida nesta terça (11), de acordo com a pauta da Corte

Oito parlamentares denunciados na Lava Jato aguardam STF decidir se vão virar réus

Foto: SCO / STF

Por: Juliana Rodrigues no dia 09 de junho de 2019 às 11:40

Quatro deputados federais e quatro senadores denunciados pela Procuradoria Geral da República no âmbito da Operação Lava Jato aguardam o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir se eles vão virar réus. As informações são do G1.

São seis denúncias apresentadas entre 2017 e 2018. A Corte deve definir se as acusações preenchem os requisitos mínimos para serem recebidas e convertidas em processo criminal.
Duas dessas denúncias envolvem cinco parlamentares e estão na pauta da Segunda Turma do STF da próxima terça (11). No entanto, os casos já entraram na pauta diversas vezes neste ano sem terem sido efetivamente julgados.

Espera-se que nesta terça haja a definição da situação de quatro integrantes da cúpula do PP, acusados de formação de organização criminosa para fraudar a Petrobras. São eles: o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), que já é réu em outra ação no Supremo; os deputados Arthur Lira (PP-AL) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB); e o senador Ciro Nogueira (PP-PI). Todos negam as acusações. Também está na pauta do STF para esta terça uma denúncia apresentada contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que foi acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Há, ainda, quatro denúncias pendentes: duas contra a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), outra contra o senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL) e uma quarta que envolve novamente Renan Calheiros e também o senador Jader Barbalho (MDB-PA).