Política

Itamaraty orienta diplomatas a defender conceito de gênero como sexo biológico

Procurado pela reportagem, o Itamaraty defendeu que o posicionamento se trata "apenas da retomada da definição tradicional de gênero"

[Itamaraty orienta diplomatas a defender conceito de gênero como sexo biológico]
Foto : Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Juliana Almirante no dia 26 de Junho de 2019 ⋅ 07:20

Diplomatas receberam, nas últimas semanas instruções, oficiais do comando do Itamaraty para que  reafirmem “o entendimento do governo brasileiro de que a palavra gênero significa o sexo biológico: feminino ou masculino”. 

O direcionamento do governo do presidente Jair Bolsonaro deve ser replicado durante negociações em foros multilaterais, de acordo com reportagem da Folha divulgada hoje (26). 

A teoria de gênero compreende que gênero e orientação sexual são construções sociais do indivíduo e não apenas determinações biológicas. Já para segmentos da direita, mais alinhados ao governo Bolsonaro, a “ideologia de gênero” é um ataque ao conceito tradicional de família.

Em ao menos duas reuniões, na ONU e na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, os diplomatas receberam a instrução de ressaltar a diplomatas de outros países a visão do governo brasileiro sobre o assunto. 

Procurado pela reportagem, o Itamaraty defendeu que o posicionamento se trata "apenas da retomada da definição tradicional de gênero".

Notícias relacionadas