Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Bolsonaro dobra nº de convidados em evento na BA, mas Rui segue com limite  

Política

Bolsonaro dobra nº de convidados em evento na BA, mas Rui segue com limite  

Petista antes poderia levar 70 e agora passará a ter direito a chamar 100 nomes, dentro da lista total de 600 convidados

Bolsonaro dobra nº de convidados em evento na BA, mas Rui segue com limite  

Foto: Reprodução/Facebook

Por: Juliana Almirante no dia 22 de julho de 2019 às 06:56

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) dobrou o número total de convidados para a visita que fará amanhã (23) à cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, mas seguiu impondo limite à relação de convocados pelo governador Rui Costa (PT) no evento. A informação é da coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

O petista antes poderia chamar até 70 pessoas e passou ter direito a convidar 100 nomes. Já o número total de convidados subiu de 300 para 600. 

Além disso, Bolsonaro escalou rivais de Rui para discursar no evento. A visita ocorre em momento de tensão com o eleitorado do Nordeste, em razão das críticas flagradas na última sexta-feira (19).

A estratégia da lista de limitar o número de convidados do governador baiano seria uma forma de "virar o jogo" em território inimigo. 

Ainda segundo ao coluna, partiu de Rui a iniciativa de rever a lista. Ele havia identificado a presença maciça de críticos e queixou-se ao Planalto. No entanto, a sua lista de convidados não cresceu proporcionalmente e a presença de seus apoiadores encolheu.

O desconforto é tamanho que os aliados do governador baiano passaram a defender publicamente ontem (21) que ele não vá à cerimônia. Os apoiadores ponderam, no entanto, que foi Rui quem sugeriu a festa e que o aeroporto é um feito politicamente relevante.