Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Janot revela que tinha plano para assassinar Gilmar Mendes

Política

Janot revela que tinha plano para assassinar Gilmar Mendes

'Não ia ser ameaça não. Ia ser assassinato mesmo. Ia matar ele e depois me suicidar', afirmou ex-PGR

Janot revela que tinha plano para assassinar Gilmar Mendes

Foto: Lula Marques/AGPT

Por: Matheus Simoni no dia 26 de setembro de 2019 às 22:52

O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot revelou nesta quinta-feira (26) que tinha um plano para assassinar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, desafeto declarado durante os momentos mais tensos dos julgamentos sobre a Lava Jato. Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, o chefe do Ministério Público Federal (MPF) disse ter ido armado a uma sessão da Suprema Corte.

"Não ia ser ameaça não. Ia ser assassinato mesmo. Ia matar ele e depois me suicidar", afirmou Janot. O caso aconteceu após o ex-PGR apresentar, em maio de 2017, um pedido de impedimento de Gilmar na análise de um habeas corpus de Eike Batista, com o argumento de que a mulher do ministro, Guiomar Mendes, atuava no escritório Sérgio Bermudes, que advogava para o empresário.

Em sua defesa, Gilmar declarou que a filha de Janot – Letícia Ladeira Monteiro de Barros – advogava para a empreiteira OAS em processo no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Segundo o ministro, a filha do ex-PGR poderia na época "ser credora por honorários advocatícios de pessoas jurídicas envolvidas na Lava Jato".

"Foi logo depois que eu apresentei a sessão (...) de suspeição dele no caso do Eike. Aí ele inventou uma história que a minha filha advogava na parte penal para uma empresa da Lava Jato. Minha filha nunca advogou na área penal... e aí eu saí do sério", afirmou o ex-procurador-geral. Janot contou que encontrou o ministro sozinho em uma sala do STF, mas que foi contido por Deus.