Terça-feira, 08 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Kátia Abreu pede remoção de Dallagnol da chefia da Lava Jato

Política

Kátia Abreu pede remoção de Dallagnol da chefia da Lava Jato

Senadora diz que quer resguardar "as condições de atuação minimamente isenta do Ministério Público enquanto instituição”

Kátia Abreu pede remoção de Dallagnol da chefia da Lava Jato

Foto: Moreira Mariz/ Agência Senado

Por: Juliana Almirante no dia 09 de outubro de 2019 às 18:00

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) protocolou no Conselho Nacional do Ministério Público um pedido de remoção do procurador Deltan Dallagnol da coordenação da força-tarefa de Curitiba, de acordo com a coluna Painel, da Folha.

A parlamentar alega agir para proteger a Lava Jato e explora o revés imposto pelo Supremo ao procurador, com a proibição de um fundo da Lava Jato com dinheiro recuperado da Petrobras. Ela também usa como argumento os questionamentos à remuneração obtida por Deltan, ao longo da operação, com a realização de palestras.

Kátia pede que o coordernador da força-tarefa seja alvo de uma “remoção por interesse público”, a fim de resguardar "as condições de atuação minimamente isenta do Ministério Público enquanto instituição”.

“Cumpre desde logo esclarecer que o presente pedido de remoção por interesse público não representa um ato de hostilidade à operação Lava Jato, mas sim uma medida que busca atender ao interesse público e conferir credibilidade à persecução penal conduzida pela força-tarefa”, afirma a representação.

A representação de Kátia Abreu lista ainda as mais de 15 representações das quais Deltan é alvo no CNMP, no entanto, não cita as mensagens reveladas pelo The Intercept Brasil, mas