Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 26 de março de 2024

Política

‘Áudio contradiz porteiro do condomínio de Bolsonaro’, diz MP

Segundo o Ministério Público, áudio mostra que Ronnie Lessa autorizou entrada de Élcio Queiroz

‘Áudio contradiz porteiro do condomínio de Bolsonaro’, diz MP

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 30 de outubro de 2019 às 17:38

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) informou, nesta quarta-feira (30), que o depoimento do porteiro do condomínio do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre a liberação da entrada do ex-PM Élcio Queiroz não é compatível com a gravação da chamada feita pelo interfone da portaria. As informações são do jornal O Globo.

Em coletiva de imprensa, o MP afirmou que o áudio confirma que quem autorizou a entrada de Élcio no condomínio Vivendas da Barra, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, foi o sargento aposentado da Polícia Militar Ronnie Lessa. A gravação confirma que os dois acusados do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes se encontraram horas antes do crime no dia 14 de março de 2018.

Segundo o MP-RJ, embora a planilha de controle de entradas e saídas no condomínio indique que Élcio teria informado que iria à casa 58, a gravação mostra que houve contato da portaria com a casa 65. A voz do homem que atendeu o porteiro foi identificada pelos peritos do MP como sendo de Lessa, a partir de uma comparação com a voz dele registrada em depoimentos à Polícia Civil do Rio.

Segundo o MP-RJ, o porteiro pode ser processado por falso testemunho, caso seja comprovado que mentiu em depoimento. Em um primeiro momento, a promotora Simone Sibilio, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) responsável pelo caso, chegou a afirmar que o porteiro havia mentido.

“(O porteiro) Mentiu. As testemunhas prestam depoimento, e o MP checa. Nada passa sem ser checado”, disse a promotora.

Quando questionada novamente se poderia dizer categoricamente que o porteiro mentiu, Sibilio evitou retomar a afirmação. Ela esclareceu que as informações relativas ao depoimento dele ainda serão apuradas.