
Política
Deputados acusam Dallagnol de 'instrumentalizar' acordo da Petrobras com os EUA
Reclamação disciplinar foi apresentada ao Corregedor-Geral do Conselho Nacional do Ministério Público

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), líder do PT na Câmara, acusou o coordenador da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol e outros cinco integrantes da força-tarefa de 'instrumentalizar' a punição da Petrobras perante o Departamento de Justiça e da Comissão de Valores Imobiliários dos EUA.
Pimenta apresentou a reclamação disciplinar junto a outros três deputados petistas ao Corregedor-Geral do Conselho Nacional do Ministério Público. Os parlamentares questionam o que chamam de direcionamento de 50% dos valores devolvidos pela Petrobras por esquemas nos Estados Unidos à 'satisfação de eventuais condenações ou acordos com acionistas que investiram no mercado acionário brasileiro e ajuizaram ação de reparação'.
A força-tarefa do Paraná disse que a reclamação 'não faz o menor sentido'. "A destinação de recursos do acordo a minoritários ficou condicionada a futuras condenações da Petrobrás em ações ou arbitragens propostas por minoritários, ou a acordos feitos pela Petrobrás diretamente com os minoritários, a critério da estatal", justificou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.