Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 12 de abril de 2024

Política

Maia critica deputado por ato de racismo em exposição na Câmara

'Não é porque nós divergimos da posição da outra pessoa que nós devemos agredi-la verbalmente e fisicamente ou retirar de forma violenta, de uma exposição, uma peça que foi autorizada pela presidência da Câmara', afirmou

Maia critica deputado por ato de racismo em exposição na Câmara

Foto: Luis Macedo/Agência Câmara

Por: Matheus Simoni no dia 20 de novembro de 2019 às 08:00

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deu um verdadeiro sermão no deputado Coronel Tadeu (PSL-SP), após ele rasgar uma placa que fazia parte de uma exposição na Casa contra o genocídio da população negra. A imagem que estampava o objeto continha a imagem de um homem negro algemado e deitado no chão e um policial com a arma saindo fumaça, como se tivesse acabado de disparar. A exposição “(Re)existir no Brasil: Trajetórias Negras Brasileiras” é uma homenagem ao Dia da Consciência Negra , celebrado hoje, 20 de novembro.

"Não é porque nós divergimos da posição da outra pessoa que nós devemos agredi-la verbalmente e fisicamente ou retirar de forma violenta, de uma exposição, uma peça que foi autorizada pela presidência da Câmara", afirmou Maia. "Hoje aconteceu com uma exposição em relação à Consciência Negra, amanhã pode acontecer com aqueles que riram, aqui, achando que estão defendendo o Coronel Tadeu. E não estão. Então, eu peço a compreensão de todos, porque hoje não é um dia que marca de forma positiva a nossa Casa. Muito pelo contrário. Esse é um dia em que deveríamos defender a inclusão e a igualdade de oportunidades. E não agredindo um cartaz que pode, inclusive, ser injusto com parte da polícia, mas devemos ouvir com diálogo, nunca com agressão", prosseguiu o presidente da Casa.

Maia classificou o ato racista de Coronel Tadeu como "nervosismo" e pediu que a cena não se repetisse novamente. "Então espero que um ato como esse, certamente impensado em um momento de mais nervosismo do deputado, que isso não repita porque isso não é bom para uma Casa que pensa em representar a todos os brasileiros e não a parte deles", completou.

Confira: