
Política
Marina Silva avalia futuro eleitoral e aguarda conversa com Lula
Ministra considera deixar a Rede e mira vaga no Senado, enquanto definições dependem do xadrez político de 2026

Foto: Ricardo Stuckert/PR
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, aguarda uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para definir seu futuro na disputa eleitoral deste ano. Como revelou a CNN Brasil, Marina discute há meses a possibilidade de deixar a Rede Sustentabilidade e se filiar novamente ao PT ou a outro partido da base, com o objetivo de concorrer a uma vaga no Senado. A movimentação é influenciada pela disputa interna na Rede, hoje comandada pelo grupo da deputada Heloisa Helena, mas ainda depende de outras definições do cenário eleitoral.
Uma das principais pendências envolve o destino do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo a CNN Brasil, Lula e Haddad se reuniram na última quarta-feira em um almoço de mais de três horas, no qual o presidente teria tentado convencê-lo a disputar o governo de São Paulo. Outra possibilidade seria uma candidatura ao Senado, embora Haddad tenha afirmado que não pretende concorrer em outubro.
A possível volta de Marina ao PT está ligada à estratégia de montar um palanque forte para Lula em São Paulo. O plano considerado ideal inclui Haddad na disputa pelo governo estadual e duas candidaturas fortes ao Senado: Simone Tebet e Marina Silva. Além do PT, Marina tem sido sondada pelo PSOL e pelo PSB, e a composição dessas legendas com Lula pode influenciar sua decisão. Ela descarta concorrer à Câmara dos Deputados e afirma que, se essa for a única opção, prefere não disputar a eleição deste ano.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

