Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Coletivo de Entidades Negras pedirá anulação da nomeação de presidente da Palmares

Política

Coletivo de Entidades Negras pedirá anulação da nomeação de presidente da Palmares

Coordenador de ações de políticas internacionais da instituição afirma que o jornalista não pode continuar no cargo

Coletivo de Entidades Negras pedirá anulação da nomeação de presidente da Palmares

Foto: Reprodução

Por: Adelia Felix no dia 28 de novembro de 2019 às 17:49

O Coletivo de Entidades Negras na Bahia vai acionar a Justiça para obter uma liminar que impeça o jornalista Sérgio Nascimento de Camargo de assumir a Fundação Cultural Palmares. A informação foi confirmada ao Metro1 pelo coordenador de ações de políticas internacionais da instituição, Marcos Rezende. O militante de direita foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última quarta-feira (27).

“Ele não pode continuar no cargo. Existe um completo choque entre as atribuições da Fundação Palmares e as crenças dele. De repente, surge um novo presidente que acha que não tem racismo, veicula em suas redes sociais que os negros tiveram sorte de serem escravizados. Um completo desatino. As crenças dele são incompatíveis com a Fundação”, lamentou em entrevista à reportagem.

Apesar de defender a saída de Camargo, o coordenador do Coletivo de Entidades Negras na Bahia ressalta que isso não significa que há “intenção de dialogar com o governo”.

Para Rezende, a nomeação do jornalista representa “exatamente” o governo Bolsonaro. “Não tem compromisso com as causas e age contra tudo. Ele escolhe as pessoas justamente pelo que elas não devem ser. Esse erro jamis pode permanecer muito tempo nesse espaço”, avalia. 

Camargo se define “contrário ao vitimismo e ao politicamente correto”. Ele chega ao cargo para substituir Vanderlei Lourenço no cargo da presidência da Fundação. A mudança não é a única na área da Cultura. Ao todo, nove mudanças foram anunciadas. As nomeações são a pedido do secretário Especial de Cultura, Roberto Alvim , que afirmou que só comentará sobre os novos nomes após a conclusão das mudanças.