Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Política

Coronavírus: Salvador terá estratégia para lidar com casos suspeitos no Carnaval

Equipes da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) se reuniram ontem (12) para abordar o esquema

Coronavírus: Salvador terá estratégia para lidar com casos suspeitos no Carnaval

Foto: Governo da China

Por: Juliana Almirante no dia 13 de fevereiro de 2020 às 07:40

Equipes da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) se reuniram ontem (12) para abordar o esquema que será montado pela pasta para notificação de possíveis casos suspeitos de coronavírus no carnaval.

O encontro foi entre coordenadores médicos das unidades de emergência, membros dos núcleos de epidemiologia, coordenadores de enfermagem, profissionais que atuarão na assistência durante o carnaval e representantes dos distritos sanitários da capital.

“Definimos o fluxo assistencial para acolhimento de pacientes sintomáticos respiratórios e suspeitos de infecção pelo n-coV2019 nas UPAs e nos módulos que serão montados durante o carnaval”, disse ao Correio Adielma Nizarala, coordenadora médica da rede de emergência.

Ela ressalta que, apesar de não haver nenhum episódio da doença confirmada até o momento no país, a rede está preparada para identificação oportuna dos casos suspeitos, manejo clínico dos pacientes diagnosticados como positivo, além de todo o protocolo de tratamento de suporte baseado nas orientações do Ministério da Saúde.

A SMS ainda vai ampliar a oferta de leitos de isolamento nas enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais conveniados com a prefeitura ou estabelecimentos interessados na prestação do serviço. Os hospitais também vão receber um aporte extra, caso os leitos precisam ser usados.