Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Universidade alemã diz que ministro da Educação não tem pós-doutorado

Política

Universidade alemã diz que ministro da Educação não tem pós-doutorado

Carlos Alberto Decotelli fez pesquisa na instituição, mas não no período especificado no currículo apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro

Universidade alemã diz que ministro da Educação não tem pós-doutorado

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por: Matheus Simoni no dia 29 de junho de 2020 às 10:08

O novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, não obteve um pós-doutorado pela Universidade de Wüppertal, na Alemanha. A informação foi confirmada pela instituição, em nota enviada à imprensa. Segundo a universidade alemã, o ministro conduziu pesquisas por um período de três meses em 2016, mas não concluiu nenhum programa de pós-doutoramento.

A negativa ocorre após a Universidade de Rosário afirmar Decotelli não terminou seu doutorado na instituição. Ele foi nomeado Ministro da Educação na última quinta-feira (25). A Universidade de Wüppertal confirmou que Carlos Alberto Decotelli participou de uma pesquisa de três meses em 2016 na cadeira de uma professora que é agora emérita na instituição.

Segundo o currículo Lattes de Decotelli, cuja última edição havia sido feita em 27 de junho no momento desta reportagem, o professor teria obtido seu pós-doutorado na Universidade de Wuppertal entre 2015 e 2017 (sem indicar os meses). O título de pós-doutor, na academia, não implica em um título formal como mestrado ou doutorado, e requer um trabalho em pesquisa feito por um doutor, no geral, por períodos de pelo menos um ano. Mas o próprio título de doutorado de Decotelli foi questionado na semana passada pela Universidade de Rosário, na Argentina, que afirma que ele não teve a tese aprovada.

Ele corrigiu seu currículo após o reitor da instituição argentina confirmar que ele não tem o título de doutor na instituição, apesar de ter estudado lá. Em Wüppertal, o novo ministro da Educação conduziu uma pesquisa durante três meses sob a orientação de Brigitte Wolf, que foi professora de Teoria do Design na universidade até 2017. De acordo com informações obtidas pela Metrópole, Wolf não confirmou qualquer recebimento de título universitário na Alemanha para Decotelli. "Ele não adquiriu o título em nossa universidade", diz a pesquisadora.