Quarta-feira, 28 de julho de 2021

Política

China suspende importações de frigoríficos brasileiros, diz ministério da Agricultura

A pasta disse que busca as razões da suspensão de três estabelecimentos, e, ao mesmo tempo, “iniciou negociações para que as suspensões possam ser levantadas”

China suspende importações de frigoríficos brasileiros, diz ministério da Agricultura

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Luciana Freire no dia 30 de junho de 2020 às 19:00

O Ministério da Agricultura (Mapa) informou hoje (30) que a China suspendeu importações de três unidades processadoras de carne do Brasil. País citou preocupações de Pequim de conter novo surto de Covid-19. O ministério não informou quais fábricas tiveram habilitações de exportação suspensa. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.

Em comunicado, a pasta afirma que o órgão chinês responsável pela área (GACC) "solicitou recentemente informações sobre alguns estabelecimentos brasileiros que exportam para a China e que tiveram notícias divulgadas na imprensa do Brasil sobre casos da Covid-19 entre seus trabalhadores".

De acordo com a reportagem, uma unidade operada pela Marfrig na cidade de Várzea Grande (MT) é uma das suspensas. Informações no site do Mapa mostram que uma unidade de frangos da JBS, em Passo Fundo (RS), foi suspensa pela China na última sexta (26) e outra da Minuano, em Lajeado.

"O Mapa está buscando junto à GACC as razões da suspensão dos três estabelecimentos, e, ao mesmo tempo, iniciou negociações para que as suspensões possam ser levantadas, visando à retomada por parte dessas empresas das exportações para a China", afirmou o Mapa em comunicado.

China suspende importações de frigoríficos brasileiros, diz ministério da Agricultura - Metro 1