Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Polícia Federal cumpre mandado contra Paulinho da Força em fase da Lava Jato

Política

Polícia Federal cumpre mandado contra Paulinho da Força em fase da Lava Jato

Agentes estão nas ruas para cumprir sete mandados de busca e apreensão em São Paulo-SP e Brasília-DF

Polícia Federal cumpre mandado contra Paulinho da Força em fase da Lava Jato

Foto: Ivaldo Cavalcante/Agência Câmara

Por: Matheus Simoni no dia 14 de julho de 2020 às 07:41

A Polícia Federal deflagrou hoje (14) uma operação que investiga crimes eleitorais e doações eleitorais não contabilizadas durante as campanhas eleitorais dos anos de 2010 e 2012. Um dos alvos é o deputado federal Paulinho da Força, que é presidente do Solidariedade. A operação é um desmembramento da Lava Jato e foi batizada de "Dark Side".

É a primeira fase da operação Lava Jato junto à Justiça Eleitoral de São Paulo desde o entendimento adotado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que reafirmou a competência da Justiça Eleitoral para os crimes conexos aos crimes eleitorais.

 A sede da Força Sindical, no bairro da Liberdade, o apartamento do deputado em São Paulo e o gabinete dele em Brasília também são alvos de buscas. Ao todo, são cumpridos sete mandados de busca e apreensão em São Paulo-SP e Brasília-DF, além do bloqueio judicial de contas bancárias e imóveis dos investigados, determinados pela 1ª Zona Eleitoral de São Paulo.

Investigadores apontaram a existência de indícios do recebimento de doações que não tinham sido contabilizadas na ordem de R$1,7 milhão. Segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), os pagamentos teriam ocorrido por meio da simulação da prestação de serviços advocatícios e também com o pagamento de valores em espécie através de doleiros contratados. O escritório de advocacia, supostamente envolvido na simulação da prestação de serviços, tinha como um dos seus sócios o genro do parlamentar.