
Política
Parecer será apresentado na próxima terça, diz novo relator do processo de Cunha
O novo relator do caso do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no Conselho de Ética, afirmou nesta quinta-feira (10) que vai apresentar o seu parecer preliminar sobre a continuação do processo na próxima terça-feira (15). [Leia mais...]

Foto: Divulgação/Agência Câmara
O novo relator do caso do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no Conselho de Ética, afirmou nesta quinta-feira (10) que vai apresentar o seu parecer preliminar sobre a continuação do processo na próxima terça-feira (15). O deputado Marcos Rogério (PDT-RO), já tinha dito que defende a continuação das investigações e que não agirá nem com "açodamento nem procrastinação”.
Rogério foi escolhido pelo presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PSD-BA), a partir de uma lista tríplice sorteada na tarde da última quarta-feira (9) após a substituição do então relator do processo, Fausto Pinato (PRB-SP). A decisão da troca foi tomada pelo vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA). Ele atendeu a uma questão de ordem apresentada pelo deputado Manoel Júnior (PMDB-PB), aliado de Cunha, sob o argumento de que Pinato integra partido que fazia parte do bloco partidário também composto pelo PMDB.
Pelas regras do regimento interno, o relator não pode ser do mesmo partido ou bloco do representado. O PRB integrou um bloco que elegeu Cunha presidente da Câmara no início do ano, mas saiu em seguida e atualmente o integra mais. A destituição foi classificada por Araújo de "golpe". Ele, no entanto, decidiu acatar a decisão e resolveu fazer um novo sorteio para compor uma lista tríplice e, a partir daí, escolher novo relator, mas prometeu recorrer da decisão.Marcos Rogério diz que Conselho de Ética vive uma 'situação atípica'.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.