Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Dayane acusa Bolsonaro de colocar 'esquerdistas' no governo para se livrar da Justiça

Política

Dayane acusa Bolsonaro de colocar 'esquerdistas' no governo para se livrar da Justiça

Parlamentar criticou presidente por abrir espaço para o Centrão em cargos de estatais e órgãos do governo

Dayane acusa Bolsonaro de colocar 'esquerdistas' no governo para se livrar da Justiça

Foto: Cleia Viana/Agência Câmara

Por: Matheus Simoni no dia 30 de julho de 2020 às 10:42

A deputada federal Dayane Pimentel (PSL) acusou o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) de se apossar de pautas defendidas por ela para tentar viabilizar seu governo. Em entrevista a Mário Kertész hoje (30), durante o Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metrópole, ela comentou o rompimento com a família do presidente, ocorrido após discussões internas no PSL.

"A minha aproximação com a figura do presidente Bolsonaro se faz a partir do meu 'apoiamento' a algumas pautas de governo que considero fundamentais e benéficas em nossa sociedade. Não tenho como dizer que será eterno, mas posso dizer que estou numa situação muito confortável nesse momento em poder ser independente e lutar pelo que acredito, sem ter que obedecer às decisões unilaterais de um presidente que se mostrou totalmente contrário a aquilo que trouxe na campanha. Considero um fato do passado porque eu tenho agora uma carreira política para administrar. Tenho minhas pautas conservadoras no âmbito moral e liberais no âmbito econômico para poder liberar", afirmou a deputada.

"Esse rompimento fica no passado, exatamente como nossa relação outra hora foi. Foi uma ajuda mútua. Realmente colaborei bastante, não apenas a nível Bahia. Bolsonaro se utilizou de discursos meus para poder mostrar ao Brasil que, naquele momento, a gente precisava ter uma musculatura eleitoral em torno dele. Ele era quem mostrava que poderia representar nossos anseios", acrescentou a deputada.

Questionada por MK sobre a aproximação do presidente com o Centrão, ela declarou que Bolsonaro descumpriu a promessa feita em campanha sobre o combate ao aparelhamento de empresas estatais e órgãos do governo. "Fazer alianças e articulação não é errado. Errado é o que se entrega a partir dessas alianças e articulações. Bolsonaro se elegeu prometendo desaparelhar ideologicamente nossos órgãos federais. Obviamente que eu não estou dizendo que tem que pegar o profissional bom, técnico, substituí-lo porque ele pensa mais à esquerda. Não é isso. Desaparelhar é tirar das mãos dos grandes líderes políticos, muitos deles investigados e até condenados, a administrabilidade de orçamentos bilionários", disse.

Dayane apontou a relação de Bolsonaro com o senador Ciro Nogueira, líder do PP pelo Piauí. O partido faz parte do bloco e passou a apoiar o presidente no Congresso. "Ciro Nogueira pediu voto para Haddad na última eleição e gritou Lula Livre. Ele está no direito dele, é o que ele acredita e tem que defender. O que me choca é entender que conquistamos um governo que era para ser de direita e está abrindo espaço para esquerdistas que estão sob o julgo da Justiça. Bolsonaro se uniu ao Centrão em detrimento daquelas pessoas que eram fieis e leais a ele, buscando, o que tudo indica e leva a crer, por conta dos fatos de justiça que estão acerca dos seus filhos e sua família", acusou a deputada.