Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Gilmar Mendes manda soltar secretário Alexandre Baldy

Política

Gilmar Mendes manda soltar secretário Alexandre Baldy

Político foi preso na quinta (6) por suspeita de fraudes em contratos da área de saúde

Gilmar Mendes manda soltar secretário Alexandre Baldy

Foto: Reprodução/TV Globo

Por: Danielle Campos no dia 08 de agosto de 2020 às 11:30

O secretário de Transportes de São Paulo, Alexandre Baldy, deixou o prédio da Polícia Federal (PF), neste sábado (8), após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que determinou sua soltura na sexta-feira (7).

Baldy foi preso na quinta-feira (6) durante a operação Dardanários, um desdobramento da Lava Jato que apura desvios na área da saúde envolvendo órgãos federais. Após isso, a defesa recorreu ao STF para pedir a liberdade do secretário, afirmando que a detenção dele seria uma "condução coercitiva travestida de prisão temporária". A assessoria de Baldy negou que ele tenha participado das irregularidades e disse que a prisão foi "desnecessária".

Na decisão, o ministro disse que a prisão temporária não pode "ser utilizada como prisão para averiguações nem para forçar a presença ou a colaboração do imputado em atos de investigação ou produção de prova, em conformidade com a presunção de inocência e o direito à não autoincriminação", e apontou ainda, como motivação para a soltura, o fato de que as ações investigadas teriam acontecido há cerca de dois anos.

Alexandre Baldy foi deputado federal por Goiás e comandou o Ministério das Cidades durante o governo Michel Temer. A prisão preventiva se referiu a ações que supostamente ocorreram na época em que ele estava na secretaria em Goiás.