Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Damares agiu para impedir aborto de menina de 10 anos

Política

Damares agiu para impedir aborto de menina de 10 anos

Ministra queria transferir criança para hospital em São Paulo, onde a gestação evoluiria e o parto seria feito

Damares agiu para impedir aborto de menina de 10 anos

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Lara Curcino no dia 21 de setembro de 2020 às 06:56

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, agiu nos bastidores para impedir o aborto da menina de 10 anos, que engravidou após ser estuprada pelo tio, no Espírito Santo. A informação é da Folha.

A ministra coordenou uma operação que tinha como objetivo transferir a criança de São Mateus (ES), onde morava, para um hospital em Jacareí (SP), onde aguardaria a evolução da gestação e seria feito o parto, apesar do risco que isso represetava para a vida da criança. 

 

Para que seu plano tivesse sucesso, Damares enviou a São Mateus representantes de sua pasta e aliados políticos que tentaram retardar a realização do aborto. Em uma série de reuniões, eles pressionaram os responsáveis por fazer o procedimento e chegaram a oferecer benfeitorias ao conselho tutelar local. A ministra chegou a participar de pelo menos um desses encontros por videochamada. 

Ainda de acordo com a Folha, pessoas envolvidas no processo afirmaram ainda que os representantes do órgão foram responsáveis por vazar o nome da criança à ativista Sara Giromini, conhecida como Sara Winter, que o divulgou nas redes sociais.