Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 09 de abril de 2024

Política

Mandetta diz que Onyx gravou escondido deputados criticando a Lava Jato durante reunião

Ministro teria cogitado utilizar depoimentos como escudo para não perder então cargo de relator de pacote contra corrupção na Câmara

Mandetta diz que Onyx gravou escondido deputados criticando a Lava Jato durante reunião

Foto: Alan Santos/PR

Por: Lara Curcino no dia 25 de setembro de 2020 às 12:33

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (DEM), gravou clandestinamente líderes da Câmara criticando a Lava Jato em 2016, durante uma reunião na casa do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM). 

O relato é feito pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, em seu livro lançado hoje (25), intitulado “Um paciente chamado Brasil”. Em 2016, Onyx era relator do pacote das 10 medidas contra a corrupção, proposto pela Lava Jato em Curitiba. 

O agora ministro estava com ameaçado de perder lugar como relator por não discutir com os colegas as questões mais polêmicas do projeto, que incluíam prêmio em dinheiro a delatores. Em reunião na casa de Maia, Onyx foi cobrado por parlamentares sobre o assunto, mas ele se manteve irredutível.

No dia seguinte, Mandetta teria procurado Onyx para tentar encontrar um meio termo e  evitar que o colega de partido perdesse a relatoria. Eles então entraram em um encontro com assessores.

"O Onyx estava muito nervoso e tinha desistido de negociar os artigos. Reclamou comigo da postura de seus correligionários, que ele acreditava estarem tentando prejudicá-lo. Eu disse que precisava haver um acerto, porque senão iam tirá-lo da relatoria. Foi quando ele tirou o celular do bolso e me disse: 'Ouve isso".

De acordo com Mandetta, não havia crimes na conversa, e Onyx alegou ter feito a gravação sem querer. Mesmo assim, ele cogitou usar o áudio para se protefer: “Quero ver eles aguentarem a mídia em cima deles”.

Mandetta, então, avisou a Ronaldo Caiado e a Rodrigo Maia sobre a situação. De acordo com o livro, Caiado deu a Onyx a maior bronca que o ex-ministro já viu.