Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

PGR arquiva apuração preliminar sobre Bolsonaro, Flávio e Eduardo

Em parecer enviado ao Supremo, o vice-procurador-geral da República afirmou não haver elementos que justifiquem o início formal de uma investigação

PGR arquiva apuração preliminar sobre Bolsonaro, Flávio e Eduardo

Foto: Flickr / Família Bolsonaro

Por: Juliana Rodrigues no dia 29 de setembro de 2020 às 10:20

A Procuradoria-Geral da República (PGR) arquivou uma apuração preliminar relacionada ao presidente Jair Bolsonaro e a dois de seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). A decisão foi comunicada hoje (28) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é da TV Globo.

O caso envolve as investigações do Facebook que levaram à remoção de contas ligadas ao PSL e a gabinetes da família Bolsonaro nas redes sociais da empresa. A apuração foi aberta após a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) entrar com uma representação no Supremo.

Após a deputada acionar o STF, o ministro Alexandre de Moraes pediu que a PGR se manifestasse sobre a notícia-crime, como é praxe nesse tipo de ação.

Em parecer enviado ao Supremo, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, afirmou não haver elementos que justifiquem o início formal de uma investigação contra Bolsonaro e seus filhos por estes fatos.

“A ausência de fatos concretos que possam ser efetivamente atribuídos aos noticiados [Bolsonaro, Flávio e Eduardo] inviabiliza, portanto, a instauração de procedimento próprio. Destaque-se que nem mesmo o Facebook adotou qualquer medida em face deles, como seria o caso, por exemplo, da retirada das respectivas contas oficiais. E isso se deu, naturalmente, por inexistirem quaisquer elementos que vinculem-nos minimamente às acusações formalizadas por meio desta notícia-crime”, escreveu.