Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Justiça bloqueia bens de João Doria por ação de improbidade administrativa

Política

Justiça bloqueia bens de João Doria por ação de improbidade administrativa

Decisão veio após ação do Ministério Público de São Paulo

Justiça bloqueia bens de João Doria por ação de improbidade administrativa

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 20 de outubro de 2020 às 12:37

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou, por meio de liminar, o bloqueio dos bens do governador João Doria (PSDB), devido a uma ação civil que aponta improbidade administrativa. Segundo o UOL, o Ministério Público de São Paulo alega que durante seu mandato como prefeito da cidade de São Paulo, Doria usou R$ 29 milhões de forma inadequada.

Segundo o MP, o valor era destinado para Doria fazer propaganda do programa "Asfalto Novo", mas o então prefeito usou a verba para fazer propaganda de si mesmo. Pouco depois, ele saiu do cargo de prefeito e virou candidato a governador.

"O demandado João Doria utilizou de programas de governo, especificamente o 'Asfalto Novo', para a sua promoção pessoal. Enquanto exercia o cargo de prefeito utilizou o demandado de verbas públicas para realização de publicidade de caráter pessoal, sem qualquer propósito institucional ou de cunho educativo", sustentou o promotor de Justiça Nélson Luís Sampaio de Andrade no pedido do MP.

O Tribunal de Justiça não puniu a agência que fez as propagandas, Lua Propaganda. A decisão bloqueou apenas os bens de João Doria.