Segunda-feira, 30 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Núcleo ideológico do governo pressiona para Bolsonaro demitir general Ramos

Política

Núcleo ideológico do governo pressiona para Bolsonaro demitir general Ramos

Ministro da Secretaria de Governo entrou em rota de colisão com o ministro do Meio Ambiente nesta semana

Núcleo ideológico do governo pressiona para Bolsonaro demitir general Ramos

Foto: Marcos Corrêa/PR

Por: Matheus Simoni no dia 24 de outubro de 2020 às 07:32

A troca de farpas entre o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, pode resultar na demissão do militar do governo. Isso porque a ala idelógica do Planalto, liderada pelos filhos do presidente Jair Bolsonaro, iniciou uma ofensiva para convencer o chefe do Executivo da troca.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a pressão, que ocorre nos bastidores desde agosto e até agora vinha sendo refutada pelo presidente, tornou-se pública ontem (23), após Salles ter citado nominalmente Ramos nas redes sociais e pedido ao militar para parar com uma postura de "maria fofoca".

O estopim para a crise foi uma nota publicada pelo jornal O Globo, que afirmava que o ministro estava esticando a corda com a ala militar do governo em decorrência do episódio envolvendo a falta de recursos no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Na ocasião, Salles disse que, sem dinheiro, brigadistas interromperiam atividades de combate a incêndios e queimadas. A decisão do ministro do Meio Ambiente de tornar público o embate, segundo assessores palacianos, busca tentar acelerar o desgaste de Ramos para que seja possível convencer Bolsonaro a incluir o general na minirreforma ministerial programada para fevereiro.

Esta seria a segunda vez que um ministro militar seria demitido após pressão da ala ideológica. O primeiro foi Santos Cruz, que também comandava a Secretaria de Governo. O grupo que defende a substituição de Ramos conta com o respaldo do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Para reforçar o apoio a Salles, o filho 03 do presidente postou mensagem desejando “força” ao ministro. “O Brasil está contigo e apoiando seu trabalho”, escreveu.