METROPOLE

Domingo, 09 de maio de 2021

Política

Ataque hacker bloqueou base de dados do STJ e paralisou totalmente os trabalhos no tribunal

Outros dois sistemas foram atingidos nesta quinta (5): Ministério da Saúde e Secretaria de Economia do Distrito Federal; ainda não se sabe se há relação com o ataque ao STJ

Ataque hacker bloqueou base de dados do STJ e paralisou totalmente os trabalhos no tribunal

Foto: Divulgação

Por: Luciana Freire no dia 05 de novembro de 2020 às 15:52

O ataque hacker realizado na última terça (3) ao sistema do Superior Tribunal de Justiça (STJ) bloqueou a base de dados dos processos em andamento no tribunal e paralisou totalmente os trabalhos. O presidente do STJ, Humberto Martins, baixou uma resolução suspendendo as atividades pelo menos até o próximo dia 9 e solicitou a abertura de investigação da PF sobre o assunto.

A Polícia Federal e o setor de informática do STJ ainda analisam a extensão do ataque e de que forma poderão contornar o problema. Segundo o jornal O Globo, ministros do tribunal afirmaram que a situação é considerada "muito grave" internamente.

Outros dois sistemas oficiais foram atingidos hoje (5): do Ministério da Saúde e da Secretaria de Economia do Distrito Federal. Não se sabe ainda se há relação com o ataque ao STJ.

No caso do Ministério da Saúde, os funcionários estão sem acesso a internet, linhas de telefone fixo e e-mails corporativos. A pasta não fala em ataque cibernético e diz que a causa ainda está sendo averiguada pela equipe técnica do Departamento de Informática do SUS (Datasus). Já a Secretaria de Economia do DF informou que houve uma "tentativa de ataque de hackers" e, por isso, "tirou todos os servidores do ar".

TV METRO

Entrevistas

Roberto Coelho

Em 07 de maio de 2021
ASSINE O CANALMETROPOLE NO YOUTUBE
Ataque hacker bloqueou base de dados do STJ e paralisou totalmente os trabalhos no tribunal - Metro 1