Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Rádio Metropole

Especialista diz que paciente pode agravar doença se for mal atendido pelo médico

A cirurgiã dentista Silvania Rocha foi a entrevista do Metropole Saúde desta quarta-feira (29)

Especialista diz que paciente pode agravar doença se for mal atendido pelo médico

Foto: Felipe Aguiar/Metropress

Por: Metro1 no dia 30 de novembro de 2023 às 11:03

A cirurgiã dentista Silvania Rocha falou, nesta quarta-feira (29), sobre a falta de acolhimento de alguns profissionais de saúde com os seus pacientes. Segundo ela, esse descaso pode causar mais desconforto, para além daquele que a pessoa foi tratar previamente.

Silvania Rocha ressaltou que tratar o paciente bem vai muito além de curar a doença em si. Segundo ela, muitas vezes a causa do problema pode estar vinculada a outras questões, principalmente, psicológicas.

”Se você já não está bem e marca um profissional, e ele não te atende bem, isso vai agravar, sim, a sua parte psicológica. Então, quando se trata de saúde, a gente tem que estar preocupado com isso tudo”, disse, em entrevista ao Metropole Saúde.

A cirurgiã ressaltou ainda que as enfermidades oriundas dos transtornos psicológicos também possuem relação com as outras áreas da saúde. “'Mas tem a ver com odontologia, nutrição?' Tem. Se você está ansioso, vai ter dor no estômago, vai ter intolerância. Então, tudo tem a ver com acolhimento, com a parte psicológica, e o profissional de saúde que se propõe a cuidar de pessoas tem que olhar isso”, frisou.

“O paciente não é um investimento meu. Quero ganhar dinheiro, sim, mas quero dar saúde para aquele paciente. E isso falta muito na área”, completou.

Confira o programa na íntegra: