Rádio Metropole
Aos Fatos: Conflito no Oriente Médio continua preocupando o mundo e Coelba alerta sobre riscos no São João

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
"Uma entrega escancarada", diz Jailton Andrade sobre lei de 2017 que retirou unicidade da Bahiagás no estado
Diretor do Sindipetro-BA concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (19)
Foto: Samanta Leite/ Metropress
O sindicalista e comunicador Jailton Andrade criticou uma lei de autoria do deputado Ângelo Coronel (PSD) que reduziu a unicidade da Bahia Gás para permitir que empresas privadas também possam explorar o gás no estado. Em entrevista à Radio Metropole nesta quinta-feira (19), ele disse que a aprovação da lei foi um absurdo.
A lei foi aprovada em 2017 e reduziu a unicidade da BahiaGás no estado para apenas um terço do território. Com a lei, explica Jailton, empresas privadas foram permitidas a explorar o gás no estado. “Pegaram a Bahia e dividiram em três emirados. Na lei, diz que [as empresas escolhidas] não podem ser estatais, não podem pertencer ao governo estadual ou municipal. Tem que se privada. Ou seja, é um absurdo, uma entrega escancarada”, criticou.
Uma possível privatização da BahiaGás já foi tema de reportagem no Jornal Metropole, publicado no dia 7 de novembro. Na matéria, o diretor de comunicação do Sindiquímica, Alfredo Santos Júnior, chegou a afirmar que a retirada do nome da estatal de uma licitação publicada sobre um estudo técnico de desestatização - que havia sido publicado e depois anulado em 2022 - foi uma estratégia para manter o plano de privatização nos bastidores.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.