
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Silvio Humberto critica modelo de educação voltado só para provas: "pode aprisionar"
Rádio Metropole
Silvio Humberto critica modelo de educação voltado só para provas: "pode aprisionar"
Vereador concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta terça-feira (6)

Foto: Reprodução
O modelo de educação pasteurizada, que forma alunos apenas para aprovações em prova, foi criticado pelo economista, professor e vereador Silvio Humberto. Em entrevista à Rádio Metropole nesta terça-feira (6), ele afirmou que a educação tem um papel transformador, em especial para impulsionar avanços sociais, mas também pode aprisionar.
“A educação pode libertar, mas também pode aprisionar o mundo na medida que você não conhece a história real [...] entender quem somos ajuda, eu diria, você ter, no mínimo, empatia. A educação tem esse papel transformador, transgressor”, avaliou Silvio Humberto, que lança, na próxima quinta-feira (8), o livro “Um retrato fiel da Bahia: sociedade-racismo-economia”, na Biblioteca Central do Estado da Bahia, no bairro dos Barris, às 17h30.
Para ele, a história, a filosofia e a sociologia têm papel crucial nessa formação e em fazer as pessoas entenderem quem são. “Isso é um estado civilizatório que precisa ser dado para além da retórica, como é que nós usamos essa nossa criatividade, inventividade, baianidade, a favor de desfrutar o mundo”, disse. E completou: “Eu acho que as elites baianas utilizam isso muito mal, não têm uma visão de longo prazo, não conseguem enxergar a vida de cima, porque não tem identidade com o povo”.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.