Rádio Metropole
Hatoum aponta cultura dos ‘cortes’ como contribuinte da destruição de pensamento crítico

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Vice-presidente da Alba destaca avanços na pauta feminina e defende redução na jornada de trabalho
Fátima Nunes concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (8)
Foto: Reprodução
A deputada estadual Fátima Nunes destacou o papel da presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos, em promover uma gestão participativa e mais ágil na tramitação de projetos. Durante entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, nesta quinta-feira (8), a parlamentar ressaltou que, com o apoio da nova gestão, seis projetos importantes foram votados em uma única sessão dedicada à pauta feminina.
Segundo a parlamentar, houve uma mudança significativa na forma como os projetos, especialmente os de autoria legislativa, têm sido tratados. "No plenário da casa, nós mulheres já formamos uma sessão, onde todas nós sentamos à mesa ao lado dela [Ivana Bastos], e nesse dia foi votado seis projetos que levam políticas públicas e garantia de direitos para as mulheres. São projetos que a gente vinha um tempão solicitando, apresentando, questionando a demora na aprovação."
Fátima Nunes deu ênfase a duas iniciativas aprovadas. "Eu quero destacar aqui o projeto que cria uma política pública de apoio aos filhos e filhas de pessoas em situação prisional [...] seja na área da educação, na área da assistência à saúde, na área alimentar [...]". E acrescentou: "[...] e o projeto que assegura cuidados para as pessoas que sofrem com fibromialgia, uma doença onde o corpo todo dói o tempo inteiro." A deputada defendeu a importância de garantir assistência digna a esses grupos vulneráveis, reforçando que políticas públicas bem estruturadas fazem diferença na vida das pessoas.
A parlamentar também mencionou a importância de jornadas de trabalho mais justas para as mulheres, que acumulam múltiplas responsabilidades profissionais e domésticas. "Defendemos uma jornada de trabalho reduzida para todos, mas reconhecemos o quanto essa medida é especialmente benéfica para as mulheres. Isso porque acumulamos uma carga de trabalho tripla: cuidamos dos filhos, dos afazeres domésticos e ainda desempenhamos nossas funções profissionais, seja na política, no setor empresarial ou em outras áreas. Essa sobrecarga representa um peso diário de responsabilidades, esforço físico e mental constante, o que muitas vezes resulta em estresse e na necessidade de cuidados médicos mais frequentes", destacou.
Confira a entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.