Sexta-feira, 09 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Bob Fernandes: As pessoas se acostumaram a uma velocidade incompatível com reflexão

Rádio Metropole

Bob Fernandes: As pessoas se acostumaram a uma velocidade incompatível com reflexão

Durante o programa Três Pontos desta quinta-feira (8), Bob Fernandes disse que vê impactos desse ritmo acelerado em outras formas de narrativa, como a literatura e as novelas

Bob Fernandes: As pessoas se acostumaram a uma velocidade incompatível com reflexão

Foto: Metropress/Isabelle Corbacho

Por: Metro1 no dia 08 de maio de 2025 às 15:44

Atualizado: no dia 08 de maio de 2025 às 17:34

Durante o programa Três Pontos desta quinta-feira (8), o jornalista Bob Fernandes criticou a forma como o conteúdo tem sido consumido nas plataformas digitais, apontando uma transformação na estética imposta pelas grandes empresas de tecnologia. Para Bob, há uma demanda por informações cada vez mais rápidas e fragmentadas, o que compromete a profundidade da reflexão.

“As pessoas esperam tudo muito cifrado. A coisa da imposição dessa estética da Big Tech. Por exemplo, eu fico vendo o YouTube, você tem dezenas de coisas que são o seguinte, corte, os caras pegam um bate-boca no Congresso, dois minutos ou três, bota ali, ou um jogo de futebol, e aquilo tem milhares de pessoas assistindo, as pessoas se acostumaram a uma velocidade que a mim parece incompatível com reflexão”, disse o jornalista.

Bob também vê impactos desse ritmo acelerado em outras formas de narrativa, como a literatura e as novelas. “Acho que a literatura também, no médio e longo prazo, isso vai mudando a maneira das pessoas lerem as coisas e verem as coisas. Por exemplo, as novelas já têm hoje uma velocidade que antes não tinham. Você tem que resolver um capítulo, uma coisa que você resolvia uma semana antes”, completou. 

Confira o comentário na íntegra: