Sexta-feira, 16 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Chuvas devem se intensificar com nova frente fria nesta sexta-feira e sábado, alerta Sosthenes Macedo

Rádio Metropole

Chuvas devem se intensificar com nova frente fria nesta sexta-feira e sábado, alerta Sosthenes Macedo

Chuvas em Salvador já superam média histórica de maio, alerta Defesa Civil

Chuvas devem se intensificar com nova frente fria nesta sexta-feira e sábado, alerta Sosthenes Macedo

Foto: Metropess/Marcelle Bittencourt

Por: Metro1 no dia 15 de maio de 2025 às 18:45

Atualizado: no dia 15 de maio de 2025 às 19:08

A capital baiana enfrenta um maio atípico e marcado por intensas pancadas de chuva. Em apenas seis dias, Salvador já ultrapassou a média histórica de precipitação prevista para todo o mês — que é de 302,2 milímetros, segundo a Defesa Civil do município (Codesal).

O diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, em entrevista ao Jornal da Cidade, da Rádio Metropole, afirmou que o cenário é resultado da combinação entre ventos úmidos e um sistema de baixa pressão que intensificou as chuvas nesta semana. E o pior ainda pode estar por vir: a previsão é de que as precipitações sejam ainda mais intensas nesta sexta-feira (16) e no sábado (17), com a chegada de uma nova frente fria.

“Já ultrapassamos, em alguns bairros, mais de 100 milímetros do que era previsto para o mês inteiro, o que mostra a gravidade do cenário. Graças a Deus, apesar dos transtornos, não tivemos nenhuma perda de vida”, afirmou o diretor.

Com o solo encharcado e o risco de deslizamentos aumentando, a Defesa Civil reforçou o estado de atenção. Sirenes foram acionadas em seis áreas de risco da cidade e moradores foram acolhidos em escolas da rede municipal, com apoio das secretarias de Promoção Social, Educação e Manutenção. Estas atuam desde o pagamento de auxílios emergenciais até a recepção das famílias em situação de vulnerabilidade.

“Só na semana passada, tivemos rajadas de vento de quase 65 km/h, sendo que a média normal é de 10 km/h. Mais de 60 árvores caíram — total ou parcialmente — e nossa equipe agiu com rapidez para evitar maiores danos”, destacou o diretor.

Confira entrevista completa: