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Secretário da Casa Civil detalha cronograma das obras da Ponte Salvador-Itaparica, VLT e nova rodoviária
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Secretário da Casa Civil detalha cronograma das obras da Ponte Salvador-Itaparica, VLT e nova rodoviária
Afonso Florence afirma que parte das estruturas pode estar em funcionamento ainda neste ano

Foto: Victor Ramos/Metropress
O secretário da Casa Civil da Bahia, Afonso Florence, afirmou, em entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (14), que obras estratégicas como a Ponte Salvador-Itaparica, o VLT do Subúrbio e a nova rodoviária da capital terão etapas visíveis e operacionais ainda em 2025. Segundo o secretário, os prazos estão sendo cumpridos, e parte das estruturas será entregue antes do período de vedação eleitoral.
Ponte Salvador-Itaparica
Sobre a ponte, Florence afirmou que o projeto executivo está sendo finalizado pela empresa responsável. De acordo com ele, são 105 pilares na estrutura e cada um deles tem um projeto específico. A Marinha, no entanto, estipulou novas precauções para os pilares do vão central da estrutura. “Se não toda, parte dessa ponte estará edificada, haverá algo visível e palpável na Baía de Todos-os-Santos antes do período de vedação eleitoral”, afirmou o secretário, detalhando que a próxima novidade será uma missão de técnicos do governo do estado para construção de uma ponte de aço que vai viabilizar a construção da ponte permanente.
“Com a pandemia, parou a economia global, todos esses contratos ficaram comprometidos. Quando assumimos iniciamos uma negociação, assinamos, no dia 4 de junho, o primeiro termo aditivo do contrato que era de 2020, com autorização de Ministério Público e do Tribunal de Contas, então agora temos um contrato modernizado. A oposição está sem discurso, não tem como atacar Jerônimo. Eles buscam e não encontram. Fizeram isso com o VLT e pararam. Estão fazendo com a ponte e vbrevemente pararão e vão migrar para algo intangível", pontuou.
VLT do Subúrbio
Com relação ao VLT, Florence informou que os trens adquiridos do Mato Grosso já estão em fase de adequação na fábrica da CAF, em Hortolândia (SP). “Em dezembro deve chegar a primeira composição de trens, e a expectativa é de, em janeiro, começar a fazer operação assistida de ir e voltar antes de colocar em uso”, disse. O trecho inicial vai ligar Paripe a Águas Claras e, segundo ele, o projeto foi desenvolvido em tempo recorde: “A oposição parou de pedir pressa, parou de tocar no assunto”.
De acordo com o secretário, o atraso do VLT está relacionado a um divisão da concessionária responsável pela obra. O governo chegou a tentar a modernização do contrato, mas o Tribunal de Contas não permitiu, diferente do que aconteceu com a Ponte Salvador-Itaparica, sem êxito também na negociação com a empresa, o contrato foi rescindido. Inicialmente esse projeto tratava de um VLT elevado da Calçada até Paripe, agora, o novo projeto, desenvolvido pela CTB (Companhia de Transportes do Estado da Bahia) prevê um modal todo no chão, ligando a Calçada até Ilha de São João (Simões Filho), Paripe a Águas Claras e depos até Piatã.
"É um projeto novo, desenvolvido no ano de 2023, e eu diria R$ 5 bilhões o primeiro trecho, Calçada-Ilha de São João. Aproximadamente R$ 1,2 bilhão o de Paripe até Águas Claras, com duplicação da estrada do Derba", detalhou.
Nova Rodoviária
Já sobre a nova rodoviária, o secretário explicou que uma das empresas do consórcio vencedor da concessão desistiu do projeto, o que gerou a necessidade de ajustes contratuais. Apesar disso, disse que há possibilidade do terminal estará em funcionamento ainda este ano.
Confira a entrevista na íntegra:
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