Rádio Metropole
Aos Fatos: Senador critica discurso de meritocracia e Alice Portugal chama Eduardo Bolsonaro de “traidor nacional”

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Senador critica discurso de meritocracia e ataques à democracia com tarifaço de Trump
Fabiano Contarato concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (29)
Foto: Fernanda Vilas Boas/Metropress
O senador Fabiano Contarato (PT-ES) criticou, em entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (29), parlamentares que defendem a existência de meritocracia”. Ele ainda alertou para os riscos à democracia diante do avanço de discursos autoritários promovidos pela direita e extrema direita no país. Segundo o parlamentar, o atual momento exige vigilância e defesa firme das instituições democráticas.
“Meritocracia? Como se fala em meritocracia se 73% das escolas públicas não têm nem biblioteca?”, questionou Contarato. “Quando um jovem negro, vindo da periferia, entra em um curso de medicina, passa na residência, e ainda assim enfrenta racismo dentro do hospital, isso é meritocracia? Eu sou filho de motorista, não tinha políticas de incentivo para estudantes [na época], pedia 'deixa eu passar na frente?' [nos ônibus]. Quantas portas fecharam na minha frente? Quantas foram abertas? E falar em meritocracia? Cá as ruas, às escolas”, disse o senador, ao pontuar a desigualdade de oportunidades no Brasil.
Contarato também criticou políticos que atacam as instituições e promovem um discurso contrário à ciência, às universidades públicas e aos direitos sociais. “A democracia entra em crise quando se permite que germine um espírito déspota. Isso começa com ataques às instituições, ao ensino, à saúde, à ciência", afirmou.
Ainda durante o Jornal da Bahia no Ar, o parlamentar comentou o caso que envolve a família Bolsonaro e o tarifaço de Trump no Brasil. "Me assusta ver brasileiros defendendo parlamentares que viajam ao exterior para interesses particulares e familiares, ou mesmo a interferência de presidentes estrangeiros em processos judiciais nacionais. Isso não é razoável. Temos que nos perguntar: quem realmente está lutando pela nossa dignidade?”, disse ao citar o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.