Rádio Metropole
Chef do restaurante Preta anuncia novo espaço gastronômico em Salvador com vista para a Baía de Todos-os-Santos

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Fabiano Contarato denuncia estrutura sexista e racista do processo legislativo
Senador concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (29)
Foto: Reprodução
O senador Fabiano Contarato (PT) afirmou, nesta sexta-feira (29), que o Estado brasileiro criminaliza a pobreza e privilegia as elites, inclusive dentro do serviço público. Ao citar o piso de enfermagem em entrevista à Rádio Metropole, ele pontuou ainda que há uma dificuldade histórica do Congresso em legislar a favor de categorias compostas, majoritariamente, por mulheres e pessoas negras.
"Nós temos uma realidade de pessoas aqui com determinadas categorias ganhando por mês 100 mil reais”, disse Contarato. “Agora, quando é para atender as mulheres, quando é para atender mulheres pretas, como é o caso da enfermagem, se coloca dificuldade.”
Contarato ainda criticou a seletividade do sistema penal, que pune com rigor os pobres e ignora crimes cometidos por políticos e empresários. “Os crimes que maior prejuízo são praticados por políticos. Mas quantos políticos estão presos por crimes de controle tributário, crimes de sonegação fiscal? Você não tem. Porque o Estado criminaliza a pobreza, porque o Estado criminaliza a cor da pele, e isso vai se replicando dentro do processo legislativo, principalmente para atender o interesse da população menos favorecida", afirmou ao Jornal da Bahia no Ar.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.