Sexta-feira, 18 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Biaggio Talento analisa heranças não reclamadas e a economia da Salvação

Rádio Metropole

Biaggio Talento analisa heranças não reclamadas e a economia da Salvação

Jornalista concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (17)

Biaggio Talento analisa heranças não reclamadas e a economia da Salvação

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 17 de julho de 2025 às 11:49

O jornalista e escritor Biaggio Talento abordou a relação entre testamentos, heranças não reclamadas e a economia da salvação. Em entrevista ao programa Jornal da Bahia no Ar, nesta quinta-feira (17), ele compartilhou reflexões que teve ao ler uma reportagem da BBC News sobre o sistema britânico de bens não reivindicados, que deu origem à matéria de capa do Jornal Metropole desta semana.

“Lá na Inglaterra, existe um serviço online onde bens não reclamados por falta de testamento podem ser apropriados por pessoas que se dizem herdeiras. É um processo que até conta com empresas especializadas em localizar possíveis beneficiários”, relatou.

Biaggio aproveitou o gancho para comparar a situação com a tradição dos testamentos na Bahia e refletir sobre sua função histórica. “Houve um tempo em que o testamento era algo fundamental. Além da questão patrimonial, ele era visto como uma forma de garantir que a alma do falecido passasse menos tempo no purgatório. Era uma crença católica forte”, explicou.

Ele comentou que esse costume de doar bens à Igreja ou a instituições religiosas com o intuito de "salvar a alma" foi se perdendo ao longo dos séculos. “Hoje, esse medo do inferno e até do purgatório diminuiu bastante. Embora o dogma ainda exista, a prática das doações por salvação rareou", concluiu.

Confira a entrevista completa: