Rádio Metropole
Não existe futuro democrático para o Brasil se não passar também pelas mulheres negras”, diz Lívia Sant’Anna Vaz

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
"O professor está sendo descontruído e vai faltar educador em todas as áreas", alerta Joel Nolasco
Professor de História concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (18)
Foto: Fernanda Vilas Boas/Metropress
A precarização do ensino no Brasil e o crescente abandono da valorização da ciência e do magistério foram temas centrais da entrevista do professor de História Joel Nolasco à Rádio Metropole, nesta sexta-feira (18). O educador apontou o colapso no modelo educacional e o desmonte do papel social da escola, al que a situação pode se agravar ainda mais caso não haja políticas públicas urgentes.
“Temos que repensar todo nosso processo de ensino. A nossa educação está cada vez pior, nossa formação política e cidadã está cada vez pior. A ideia de ciência foi desconstruída, o prof foi. Já está faltando professores. Mas logo, em todas as áreas vai faltar. Quem vai ficar pra ser professor?”, questionou Nolasco, ao analisar os impactos da desvalorização histórica da carreira docente e da deslegitimação do conhecimento científico.
Para o professor, é necessário reconstruir a centralidade da educação como eixo estratégico para o desenvolvimento do país, garantindo condições dignas para o exercício da profissão. “Tem que fazer todo processo de valorização do prof, da ciência, do educar, tem que agir de forma imediata”, defendeu. Segundo ele, sem esse compromisso, o Brasil continuará aprofundando um ciclo de ignorância, desigualdade e desmonte institucional.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.