Rádio Metropole
Aos Fatos: Jornal Metropole celebra 17 anos de publicação e Moraes adverte ex-presidente Jair Bolsonaro

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
"EUA estão buscando reindustrializar o país", diz presidente da Fieb sobre tarifas contra o Brasil
Carlos Henrique Passos afirmou que medida de Trump tem foco político, mas também busca proteger a indústria local
Foto: Metropress/Tais Lisboa
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, comentou nesta quarta-feira (23), no Jornal da Cidade, as recentes tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump a produtos brasileiros. Segundo ele, a medida está alinhada à estratégia americana de reindustrialização e proteção do mercado interno.
“Ele está exercendo o poder dele, enquanto presidente dos Estados Unidos, buscando vantagens para o governo americano […] Um dos objetivos da alíquota de importação é proteger a indústria local. Então, eu onero trazer de fora para que a minha indústria possa produzir a um preço competitivo. Se olharmos fora a questão política, o governo dos Estados Unidos está buscando reindustrializar o seu país”, afirmou Passos.
Ainda durante a entrevista, ele destacou ainda que, além do viés protecionista, as tarifas também têm finalidade arrecadatória. Para ele, a decisão tem mais peso político do que comercial e faz parte de um movimento que já havia sido iniciado em administrações anteriores, inclusive com o fomento à produção de gás e petróleo nos EUA.
“Aqui no Brasil nós percebemos isso de forma muito clara no Covid. Quando nós não tínhamos máscaras, luvas, respiradores, vários produtos faltaram. Como a circulação de navios estava prejudicada, alguns países ficaram desabastecidos por ter uma produção centralizada, especialmente na China”, completou.
Confira a entrevista completa na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.