Rádio Metropole
Funceb inicia homenagens a Batatinha com show no Pelourinho e ações em escolas estaduais

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
ACM classifica tarifaço como “injustificável” e pede moderação ao governo brasileiro
Ex-prefeito de Salvador foi entrevistado no Jornal da Bahia no Ar desta quinta-feira (31)
Foto: Metropress/Tais Lisboa
Um dia depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinar o decreto que impõe a tarifa de 50% aos produtos brasileiros, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto comentou a investida norte-americana contra o Brasil, classificando-a como injustificável. Em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar desta quinta-feira (31), ACM Neto defendeu que é necessário dar espaço para que o problema seja resolvido por vias diplomáticas, pelo entendimento e pela boa política.
“Eu sou completamente contrário às sanções que foram impostas. Não é razoável que se coloque tarifas de 50% para a exportação dos produtos brasileiros. Lamento que essa tenha sido a decisão dos Estados Unidos. E, acima de tudo, é preciso defender a nossa soberania, preservar a nossa independência enquanto nação”, disse. Para ACM Neto, é fundamental separar essa questão da disputa política interna no país. “Não deixar que ela acabe, de alguma forma, influenciando coisas que, no fim do dia, vão significar perda de empregos, fechamento de empresas, redução da atividade econômica nacional”, complementou.
Apesar de achar injustificável o tarifaço, ACM Neto acredita que o governo Lula contribuiu para a reação de Donald Trump. O ex-prefeito diz enxergar Lula “desatualizado e pouco conectado com a realidade das ruas do Brasil”, e apontou também posturas políticas classificadas por ele como “inadequadas”.
Para ele, a solução para o tarifaço passa por deixar de lado pessoas extremistas - tanto do campo da esquerda como da direita - e chamar a voz do equilíbrio e da moderação. “Tem que dar espaço para que, pelas vias diplomáticas, pelo entendimento e pela boa política, haja uma solução para essa questão do tarifaço, que é absolutamente inaceitável e prejudicial para a economia brasileira”, disse.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.