Rádio Metropole
Wagner reconhece desafio em manter união no grupo e ironiza ACM Neto: "se tomar um lado, já é um avanço"

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Janio de Freitas relembra apagamento político de Brizola e relaciona episódio a pesquisas eleitorais
Jornalista relembra episódio em Salvador e comenta o impacto do autoapagamento político do Leonel Brizola
Foto: Metro1/Reprodução
Durante participação no programa Três Pontos, da Rádio Metropole, o jornalista Janio de Freitas relembrou um episódio que, segundo ele, marcou o “apagamento” do ex-governador ( do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul) Leonel Brizola no cenário político nacional. O comentarista contou que, mesmo liderando as pesquisas presidenciais, Brizola deixou de comparecer a um grande comício em Salvador, frustrando milhares de pessoas.
“Vocês se lembram que o Brizola liderava, de repente ele tinha um comício em Salvador, [...] gigantesco, era um comício para abalar ainda mais a fraqueza dos competidores de Leonel Brizola. Ele não foi, ele não apareceu. O prefeito Mário Kertész teve que se virar para atender aquela multidão imensa que se reuniu à espera de ouvir, ver e ouvir Brizola, e não ia ver nem ouvir Brizola”, relatou.
O jornalista contou que, a partir daquele episódio, Leonel Brizola acabou se apagando da cena política. Ele explicou que o ex-governador se convenceu de que, caso fosse eleito presidente, sua simples presença no cargo mobilizaria setores militares, especialmente a Aeronáutica, contra a democracia e a Constituição. Brizola temia que o país entrasse em guerra civil ou, no mínimo, atravessasse uma fase de grande tumulto, e por isso decidiu se afastar gradualmente da disputa.
Jânio de Freitas concluiu a lembrança fazendo uma crítica direta às pesquisas eleitorais atuais, que, para ele, não representam necessariamente a realidade. “Ninguém esperava que um candidato liderasse as pesquisas, tomasse essa atitude. Mudou tudo. Então, esse pesquisismo que está aí não vale nada, não significa nada, não diz coisíssima nenhuma. Está dando dinheiro às pesquisas de natureza comercial, não cobra um pouco não, e ganham muito, acho que são feitas para ganhar dinheiro. E digo mais, eu, pessoalmente, a essas não dou o menor crédito. Confio em ele”, disse.
Confira o trecho:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.