Quinta-feira, 07 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Bob Fernandes denuncia ocupação no Congresso como operação de autodefesa aliada à mídia: “Mais de 100 são investigados”

Rádio Metropole

Bob Fernandes denuncia ocupação no Congresso como operação de autodefesa aliada à mídia: “Mais de 100 são investigados”

Durante o Três Pontos desta quinta-feira (7), Bob Fernandes classificou o bloqueio das mesas do Congresso como “sequestro” e criticou a normalização do ato pela imprensa

Bob Fernandes denuncia ocupação no Congresso como operação de autodefesa aliada à mídia: “Mais de 100 são investigados”

Foto: Reprodução/YouTube

Por: Metro1 no dia 07 de agosto de 2025 às 12:52

O bloqueio das mesas diretoras da Câmara e do Senado por parlamentares bolsonaristas nesta semana expôs, para o jornalista Bob Fernandes, não apenas o nível de degradação institucional do Congresso Nacional, mas o oportunismo de um grupo que se move em defesa própria. Durante participação no programa Três Pontos, nesta quinta-feira (7), ele afirmou que a ocupação, apresentada por parte da imprensa como ato político é, na verdade, uma tentativa desesperada de barrar investigações e julgamentos no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Isso é um sequestro do Congresso, feito por um grupo de parlamentares que, se você for observar direito, tem 111 parlamentares, um quinto do Congresso, acho que 35 são do PL [Partido Liberal], que são investigados e já são réus em tribunais”, afirmou Fernandes.

Segundo o jornalista, a movimentação visa impedir que os casos de corrupção envolvendo emendas parlamentares e orçamento secreto continuem sob julgamento no STF, onde há mais de 120 investigações em curso. A cobertura da mídia, que trata os manifestantes como protagonistas de uma disputa política, também foi criticada. Para Fernandes, falta ao jornalismo a responsabilidade de revelar quem são os envolvidos, seus antecedentes e interesses.

“[quando você começa a ver] o prontuário de cada um, você começa a entender o incômodo que eu tenho com isso. É que isso é mostrado como se fosse um espetáculo, acriticamente. Você está mostrando ali sem descrever quem é cada um. Aí o espetáculo fica todo em casa a torcer, ‘eu torço para ele, eu torço para aquele’”, disse, referindo-se ao perfil dos parlamentares que lideraram o bloqueio e à mídia que se alia a eles, agindo de forma conivente.

Confira o programa completo: