
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Oftalmologista Rita Lavinia alerta para prejuízos oculares em crianças pelo uso de celulares e computadores
Rádio Metropole
Oftalmologista Rita Lavinia alerta para prejuízos oculares em crianças pelo uso de celulares e computadores
Médica recomenda que crianças de até dois anos não devem usar telas desses aparelhos; após essa idade, o uso deve ser de no máximo uma hora

Foto: Reprodução/Rádio Metropole
A médica oftalmologista, Rita Lavinia, fez uma advertência sobre os prejuízos oculares causados pelo uso precoce de computadores e celulares por crianças. Segundo ela, em entrevista ao Metropole Saúde nesta quarta-feira (13), crianças de até dois anos não deveriam ter acesso a telas desses dispositivos.
“Crianças de até dois anos não devem usar telas, isso vai prejudicar o desenvolvimento delas. Depois dos dois anos, a criança deve usar no máximo uma hora. A partir dos 11 aos 18 anos, podem usar telas por até quatro horas. É preciso evitar o uso, pois isso vai prejudicar o desenvolvimento psicossensorial da criança e o próprio olho”, afirmou a médica.
Rita Lavinia ainda sugeriu, como alternativa, que os pais saiam para brincar com crianças em parques, pois, se ela ficar o tempo inteiro à frente de telas.
“É importante que os pais saiam para brincar com as crianças em parques, pois é lúdico e muito bom para elas. Hoje utilizam muito colírio para olho seco. É preciso, [para crianças com tendências míopes], observar se ela fica muito próxima da televisão, se leva os objetos muito próximo ao olho e se a cabecinha está doendo”, completou.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.