
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Rui Costa critica polarização política no Brasil mesmo após avanços com governo Lula
Rádio Metropole
Rui Costa critica polarização política no Brasil mesmo após avanços com governo Lula
Ministro da Casa Civil cobra mais racionalidade no debate público e aponta recuperação econômica e social do Brasil desde 2023

Foto: Fernanda Vilas Boas/Metropress
Em entrevista concedida à Rádio Metropole nesta sexta-feira (15), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que fica "surpreso" diante do que chamou de persistência da polarização política no Brasil, mesmo após os avanços promovidos pelo governo desde o início do terceiro mandato do presidente Lula.
“Surpreende muito. Não é possível que a racionalidade não volte à cena e as pessoas analisem friamente. O Brasil saiu da fome, a economia cresce”, declarou Rui.
O ministro apontou que, ao assumir o governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou o país em situação de abandono. “Quando a gente sentou na cadeira em janeiro de 2023 não tinha nada, o país estava destruído, a saúde desmontada, 87 mil unidades habitacionais abandonadas, economia em frangalhos, não tinha política pública de saúde. Aí você tem um trabalho gigantesco e você remonta tudo, e o país continua em uma polarização”, lamentou.
Rui Costa também ressaltou a evolução da política externa brasileira, especialmente na relação com os Estados Unidos. “Antes de Lula chegar, o Brasil tinha dependência de 26% das exportações pros EUA. Hoje exporta apenas 12%, menos da metade de 2002, 2001”, avaliou. Para ele, os indicadores positivos do país mostram que é hora de superar disputas ideológicas e focar nos resultados concretos que afetam a vida da população.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.