Rádio Metropole
Aos Fatos: Quaest aponta alta na aprovação de Lula e Wilson Cardoso comenta desafios na educação da Bahia

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Cirurgião não indica procedimentos estéticos para menores de idade: "Precisam ter maturidade psicológica"
Em caso de necessidade, meninas abaixo dos 18 anos só podem realizar mamoplastia após quatro anos da primeira menstruação
Foto: Reprodução/Rádio Metropole
O cirurgião plástico, Edmilson Lopes, afirmou que, como regra geral, pessoas abaixo dos 18 anos não deveriam realizar cirurgias plásticas, a menos que seja necessário. Em entrevista ao Metropole Saúde, nesta quarta-feira (20), Edmilson disse que é preciso de uma avaliação extremamente rigorosa para um menor de idade realizar procedimentos estéticos. São mais indicados para pessoas com maior maturidade.
“As crianças e adolescentes precisam ter uma maturidade psicológica para entender e aceitar aquilo que vão realizar. Os adolescentes têm uma mudança muito grande de comportamento. Às vezes você realiza uma cirurgia de mama numa jovem de 14 anos, que vai deixar cicatrizes, então lá para os 18 anos a mudança psicológica da pessoa pode fazer com que ela não aceite a cicatriz e se tornar um tipo de sofrimento maior do que se ela não tivesse feito a cirurgia”, destacou o cirurgião plástico.
O cirurgião ainda destacou que a mamoplastia, caso precise ser realizada numa menor de idade, deve ser feita após pelo menos quatro anos da primeira menstruação. A cirurgia de mama deve ser feita em casos de mamas grandes que provoquem o afastamento de atividades esportivas, dores nas costas e outros sintomas.
“Como regra, deve passar primeiro num mastologista para avaliação, com período de quatro anos após primeira menstruação, e então pode ser indicada a realizar o procedimento cirúrgico. Há dez anos, não faziam esta cirurgia em meninas menores de 18 anos, mas hoje em dia, a regra é esta”, completou.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.