Rádio Metropole
Lilia Schwarcz alerta para riscos à democracia e defende vigilância nas eleições de 2026

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Janio de Freitas diz que áudios expõem verdadeira face de Malafaia: “pastor com vocabulário de sarjeta”
Em análise no Três Pontos desta quinta-feira (21), Janio de Freitas aponta que Malafaia trocou o púlpito religioso pela articulação política em favor de Bolsonaro
Foto: Reprodução/YouTube
Um áudio do pastor Silas Malafaia enviado a Jair Bolsonaro, revelado pela Polícia Federal, expôs a face política de um líder religioso que esteve entre os mais próximos aliados do ex-presidente. A análise foi feita pelo jornalista Janio de Freitas, durante o programa Três Pontos desta quinta-feira (21). Ele destacou que não há contradição maior do que um pastor evangélico ocupar posição central em articulações políticas tão ofensivas ao país e ainda estar envolvido no caso de investigação de Bolsonaro e de Eduardo Bolsonaro.
“Vale a pena ressaltar que o discursante mais exaltado [Malafaia], de vocabulário mais ao estilo sarjeta, é pastor, pastor evangélico, e líder de uma igreja, ou do que ele chama de uma igreja, com grande sucesso, grande poder eleitoral, por exemplo”, disse.
Segundo Jânio, o episódio evidencia como Malafaia se consolidou como voz de orientação para milhões de fiéis, mas agiu de forma pragmática ao lado de Bolsonaro. Durante quatro anos de governo, destacou o jornalista, não houve avanços sociais, econômicos ou políticos relevantes, mas o pastor seguiu exercendo influência, legitimando decisões e ataques a instituições democráticas.
“E a isso tivemos entregues durante quatro anos, dos quais não ficou para o povo, para o país, nem um só exemplo de coisa bem feita, de coisa destinada a melhorias sociais, políticas, econômicas, zero. E esse Malafaia é uma espécie de orientador de milhões de pessoas. É importante nesse movimento que curta o sentimento religioso, da autenticidade religiosa. Mas é o que temos”, concluiu.
Confira o programa completo:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.