Quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

"A calvície não tem cura, exige tratamento contínuo”, diz médica

Rádio Metropole

"A calvície não tem cura, exige tratamento contínuo”, diz médica

Após o procedimento cirúrgico, é necessário que o tratamento continue sendo feito com medicamentos indicados por especialista

"A calvície não tem cura, exige tratamento contínuo”, diz médica

Foto: Metropress

Por: Metro1 no dia 27 de agosto de 2025 às 17:23

Atualizado: no dia 27 de agosto de 2025 às 19:34

A alopécia é uma doença genética que afeta 60% dos homens. Como solução, muitos optam pelo transplante capilar, mas ele, por si só, não irá resolver totalmente o problema da calvície. O alerta foi feito pela cirurgiã plástica Marta Zollinger, em entrevista ao Metropole Saúde, nesta quarta-feira (27). A médica explicou que, após o procedimento cirúrgico, é necessário continuar o tratamento com medicamentos indicados, pois a doença não tem cura.

Marta Zollinger comentou o uso de minoxidil para mulheres que sofrem com perda capilar. De acordo com ela, a utilização deve ser feita com uma dosagem apropriada, do contrário, a paciente pode sofrer com efeitos colaterais. “As mulheres podem e devem usar, sob orientação médica, vai depender da causa da perda de cabelo para ser indicado o minoxidil. É uma excelente droga, mas precisa ser usada com dosagem correta”, afirmou.

A cirurgiã plástica rebateu o mito de que o uso dos bonés está diretamente ligado com perda de cabelo. Por si só, o boné não causa a perda. Mas, na falta de higiene capilar, eles, assim como outros acessórios para cabeça, intensificam a oleosidade do cabelo, pioram a dermatite seborreica e por consequência, causam a perda de cabelo.

Mesmo não havendo propensão à calvície, o afinamento dos cabelos é um processo natural que acomete tanto homens, quanto mulheres. “ A própria fisiologia do tempo faz com que o cabelo mude suas características. A mulher muda o cabelo na adolescência e na menopausa. O homem muda na adolescência e na andropausa. A mulher no pós-parto perde cabelo… O cabelo é sensível a muitas etapas da nossa vida”, completou a cirurgiã.

Confira a entrevista na íntegra: