Rádio Metropole
Lançamento de livro de Mário Kertész lota LDM no Bela Vista

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Paulo Nogueira Batista Jr.: “Tarcísio desmoraliza a ideia de bolsonarista moderado e se afasta da velha direita”
Ex-diretor do FMI afirma que Tarcísio adota discurso simplório do bolsonarismo e perde apoio da direita tradicional
Foto: Câmara dos Deputados/Roque Sá
“Algum idiota lançou a alegação de que Tarcísio de Freitas seria um bolsonarista moderado, mas o governador de São Paulo está tratando de desmoralizar essa ideia”. A declaração é de Paulo Nogueira Batista Jr., economista e ex-diretor-executivo do FMI (Fundo Monetário Internacional). Em entrevista ao Jornal da Metropole no Ar desta segunda-feira (8), ele analisou a possibilidade de Tarcísio concorrer à Presidência representando a direita bolsonarista em 2026 e o impacto do tarifaço de Donald Trump nesta disputa.
“Tarcísio, que é o principal problema de Lula na eleição do ano que vem, tem movimentos errados repetidamente. O último foi ontem, na manifestação de São Paulo, do 7 de Setembro, quando ele adotou o discurso mais simplório do bolsonarismo, rejeitando o Supremo, dizendo que não admite isso, não admite aquilo. E ele está fazendo um movimento, é claro, para garantir o apoio de Bolsonaro e dos bolsonaristas na sua candidatura a presidente, mas no processo está perdendo a direita tradicional”, analisou o economista.
Segundo ele, a velha direita brasileira está engajada em tirar Bolsonaro da corrida e não querem que o nome dele seja substituído na disputa por “alguém tão desvairado quanto”. “Algum idiota lançou esse lema, um tempo atrás, que Tarcísio era um bolsonarista moderado, mas agora ele mesmo está encarregado de desmoralizar esse lema”, completou Paulo Nogueira Batista Jr.
Para o economista, o impacto político do tarifaço de Donald Trump aos produtos brasileiros tem ajudado Lula na corrida por uma reeleição. Isso porque, além de levar Tarcísio a um discurso muito próximo de Bolsonaro, o cenário pós-taxação deu a Lula a possibilidade de explorar um discurso soberanista, nacionalista.
Paulo Nogueira Batista Jr. é economista, já foi presidente-executivo do FMI e vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelos BRICS em Xangai. Ele tem publicado artigos de opinião no Metro1, o último deles foi justamente sobre as medidas de Trump e o impacto no Brasil: "É preciso praticar, e não apenas proclamar a soberania"
Confira o comentário na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.