Sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Chance de contrair herpes zoster é de 30% para quem já teve catapora, diz especialista em imunologia

Rádio Metropole

Chance de contrair herpes zoster é de 30% para quem já teve catapora, diz especialista em imunologia

Episódios de estresse, descuido com o corpo e fragilidade do sistema imunológico, podem fazer com que a doença seja acentuada no corpo, especialmente de quem teve catapora nos primeiros anos de vida

Chance de contrair herpes zoster é de 30% para quem já teve catapora, diz especialista em imunologia

Foto: Reprodução/Rádio Metropole

Por: Metro1 no dia 11 de setembro de 2025 às 19:13

Diferente do vírus do herpes simples, que acomete, na maioria das vezes, lábios e regiões genitais, o herpes zoster é causado pelo vírus da catapora, segundo a dermatologista e especialista em imunologia, Alice Rocha. A profissional afirmou, no Metropole Saúde desta quinta-feira (11), que o herpes zoster muitas vezes não é transmitido de uma pessoa para a outra, as pessoas com maior chance de desenvolver a condição são as que contraíram catapora no primeiro ano de vida, portanto, é um vírus que já está alojado.

Apesar do contágio não ser a totalidade dos casos de herpes zoster, doença ainda sim pode ser transmitida, especialmente com o contato em regiões com a condição acentuada." Tem sim uma possibilidade de contágio, se a gente tiver o contato diretamente com aquela vesícula ou conteúdo ceroso das bolhas. Não é a mesma forma de contágio da catapora, mas muitas vezes as pessoas já tinha o vírus e reativou", disse Alice Rocha.

A dermatologista ressaltou o dado de ocorrência do herpes zoster: "a chance de quem teve catapora, em algum momento da vida, ter um episódio de herpes zoster é de 30%". Ela alertou que a doença costuma se replicar em momentos de descuido do corpo, fragilidade imunológica, períodos de estresse, quadros de infecção ou o uso de medicações imunossupressoras.

A vacinação é indicada, especialmente, para aqueles que tem mais de 50 anos, pois o herpes zoster tem maior ocorrência em idosos. Alice recebeu um paciente que teve a herpes zoster tratada, mas tempos depois teve câncer, ela concluiu que a condição pode ser um indicativo do corpo já ter problemas, além do sistema imunológico.

Confira a entrevista na íntegra: