Quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

PEC da Blindagem evidencia como Congresso perdeu função em favor da democracia, diz Janio de Freitas

Rádio Metropole

PEC da Blindagem evidencia como Congresso perdeu função em favor da democracia, diz Janio de Freitas

No programa Três Pontos desta quinta-feira (18), o jornalista criticou a conduta do Legislativo e alerta sobre a perda de noção da maioria parlamentar

PEC da Blindagem evidencia como Congresso perdeu função em favor da democracia, diz Janio de Freitas

Foto: Reprodução/YouTube

Por: Metro1 no dia 18 de setembro de 2025 às 12:52

A PEC da Blindagem, também chamada de PEC da “Bandidagem”, que aumenta a proteção judicial de deputados e senadores, tem provocado críticas sobre a conduta do Congresso Nacional. A proposta foi aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (16), com ampla maioria do Centrão e partidos aliados, e prevê alterações em medidas cautelares, abertura de processos e foro privilegiado. 
No programa Três Pontos desta quinta-feira (18), o jornalista Janio de Freitas apontou que ações como essas evidenciam que há um descompasso da Casa com as expectativas da população.

"Minha sensação é de que o Congresso perdeu a maioria, a ampla maioria, perdeu completamente a noção do seu papel como provocador de indignação e de aplauso, eventualmente, de entusiasmo pelo país, pelo trabalho em favor da democracia. Eles perderam completamente a noção em um sentido e no outro. Essa maioria está praticando já aquela política, aquele tipo de conduta que é o que suscita as opiniões pelo fechamento do Congresso", apontou.

Freitas ressaltou que a aprovação da PEC representa um processo contínuo de deterioração da percepção pública sobre o Legislativo, criando um argumento usado por setores da direita contra a democracia representativa. Ele disse que, embora a crítica seja verdadeira, ainda é necessário defender a existência do Congresso, diante de um paradoxo que desafia a compreensão política da população.

"Não é a primeira vez que isso acontece, nem essa é a única motivação dos golpistas, mas essa é a maneira como o Congresso compromete o presente e o futuro da democracia. Está muito além das possibilidades da formação política do povo brasileiro", concluiu. 

Confira o programa completo: