Rádio Metropole
Patati e Patatá abrem mês das crianças com temporada especial na Bahia: "Essa magia atravessa gerações"

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
"PEC da Blindagem não pode ser alterada, tem que ser enterrada no Senado", diz Otto Alencar
Senador criticou Proposta de Emenda à Constituição que pode dificultar investigações contra parlamentares em entrevista à Metropole nesta segunda-feira (22)
Foto: Samanta Leite/Metropress
Presidente da Comissão de Constituição e Justiça no Senado, o senador Otto Alencar (PSD-BA) criticou, durante entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (22), a Proposta de Emenda à Constituição conhecida como PEC da Blindagem, aprovada na Câmara dos Deputados e que será discutida no Senado nesta quarta-feira (24). O parlamentar classificou a medida como desconectada da vontade popular e defendeu sua rejeição imediata.
“Uma matéria dessa não pode ser alterada no Senado para voltar para Câmara, tem que ser enterrada com a votação dos senadores e senadoras com a responsabilidade que eles têm de fazer isso, de procurar resolver essa questão imediatamente”, afirmou. Otto disse acreditar que os líderes partidários tiveram grande influência na aprovação da PEC na Câmara, pressionando os parlamentares para votarem a favor.
Segundo Otto, o relator do texto no Senado, delegado Alessandro Vieira, já está com o parecer pronto pela rejeição da matéria. A PEC será analisada na CCJ já nesta quarta-feira (24), seguindo pedido de antecipação dos próprios senadores.
Otto destacou que a proposta aprovada pela Câmara tenta obscurecer a atuação dos parlamentares e ainda propõe voto secreto, o que, segundo ele, vai na contramão da transparência exigida pela sociedade. "Vai na contramão do que o eleitor quer do seu eleito, seja ele governador, senador, deputado federal. [Ele quer] transparência. E a PEC da blindagem foi uma PEC que queria deixar no escuro aquilo que os parlamentares federais poderiam fazer sem a capacidade de dar condição de investigação”, disse.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.