Terça-feira, 30 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Porta-voz do MS afirma que Bahia é um dos estados mais beneficiados por programa do SUS

Rádio Metropole

Porta-voz do MS afirma que Bahia é um dos estados mais beneficiados por programa do SUS

O "Agora tem especialistas" disponibilizará 48 especialistas da saúde para o estado da Bahia

Porta-voz do MS afirma que Bahia é um dos estados mais beneficiados por programa do SUS

Foto: Reprodução/ Rádio Metropole

Por: Metro1 no dia 26 de setembro de 2025 às 01:24

O diretor nacional do programa "Agora tem especialistas" do Sistema Único de Saúde (SUS), Rodrigo Oliveira, afirmou, em entrevista ao Metropole Saúde desta quinta-feira (25), que a Bahia, com 48 novos médicos, é um dos estados mais beneficiados pelo programa do Ministério da Saúde. O "Agora tem especialistas" tem o objetivo de fornecer bolsas para profissionais de saúde atuarem e reverter o impacto causado na população brasileira pela suspensão de médicos especialistas do SUS.

De acordo com Rodrigo, o Ministério da Saúde pretende que o programa atinja capitais e zonas rurais, para isso, serão utilizadas estratégias com hospitais privados. "Nos grandes centros, estamos oferecendo para hospitais privados trocarem dívidas por atendimento à população, tanto planos de saúde quanto estabelecimentos privados de saúde", disse.

O diretor ressaltou que carretas especializadas em ginecologia, tomografias, exames  de ultrassom. oftalmologia e até mesmo cirurgias de catarátas, vão atender populações do interior do país.. "No interior do Brasil, onde há menos concentração de pessoas, às vezes não tem uma oferta tão consistente dos serviços de saúde, uma das estratégias utilizadas são as unidades móveis de atenção especializada", completou.

O "Agora tem especialistas" foi criado para acelerar e ampliar o acesso a consultas, exames, cirurgias e tratamentos especializados. Ele terá foco em seis especialidades: cardiologia, ginecologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, oncologia e ortopedia, além de cirurgia geral e anestesia. 

Confira a entrevista na íntegra: