Rádio Metropole
Jackson Costa defende teatro baiano e critica PEC da Blingagem: "Como um deputado pode querer se blindar e ser um marginal oficial"

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Assistente social reforça importância da prevenção ao suicídio: "Precisamos cuidar da saúde mental"
Deniz Reis destaca necessidade de ampliar debate para além do Setembro Amarelo e fortalecer redes de atenção psicossocial
Foto: Taís Lisboa/Metropess
A assistente social Deniz Reis destacou, nesta sexta-feira (26), a importância da prevenção ao suicídio e do cuidado contínuo com a saúde mental. Em entrevista ao Jornal da Cidade, da Rádio Metropole, ela ressaltou que o Setembro Amarelo deve servir como alerta permanente. “A valorização da vida precisa ser discutida o ano inteiro, não apenas em setembro”, afirmou.
Durante a conversa, Deniz explicou como a rede de atenção psicossocial funciona e a necessidade de fortalecer vínculos de apoio. “O sujeito deve ser cuidado em liberdade, com autonomia e acesso a uma rede de saúde mental”, disse, lembrando da relevância da atenção básica, dos CAPS e dos centros especializados de acolhimento.
A assistente social também alertou para os sinais de risco e os fatores que podem alavancar o sofrimento psíquico, como a desigualdade social, o racismo e o feminicídio. Para ela, buscar ajuda profissional é fundamental. “A escuta é parte essencial desse processo. É preciso estar pronto para aceitar o apoio e trilhar o caminho do cuidado”, concluiu.
Confira entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.